Fique atento ao Azul – Como evitar o câncer de próstata?

In Entrevista

Estamos no mês do novembro Azul, com uma série preparada especial para você. A campanha é marcada pela importância da prevenção do câncer de próstata. Debatemos durante o mês alguns assuntos de extrema importância como o diagnóstico, tratamento e agora a prevenção. Tanto os jovens quanto homens mais velhos devem se preocupar de estar em dia com sua saúde. A prevenção é o que permite com que casos de próstata sejam descobertos rapidamente e feito o procedimento para eliminar o câncer. O urologista Carlos Bautzer está conversando com a repórter Kelyse Rodrigues durante essa série para tirar todas as dúvidas sobre o assunto.

 

ABJ Notícias: De que maneira homens com idade mais avançada podem se prevenir?

Carlos Bautzer: Homens com idade mais avançada devem se prevenir da mesma maneira que os mais jovens, principalmente porque hoje em dia, o conceito de idade cronológica (idade) nem sempre coincide com a idade biológica (estado de saúde). Ou seja, a tendência é que os mais velhos cuidem da sua saúde tanto quanto os mais jovens. De uma maneira geral, se um paciente tiver uma expectativa de vida abaixo de 10 anos, por outros problemas de saúde, em geral o câncer de próstata não causará maiores problemas nesse paciente. Novamente, é importante analisar cada caso em particular para definir isso com segurança.

ABJ: As prevenções com uso de medicamentos ou até mesmo a cirurgia, são feitos em quais casos?

Bautzer: Não existe uma medicação que comprovadamente possa evitar o câncer de próstata. O uso de certas medicações como os inibidores da 5-alfa redutase, como a finasterida e a dutasterida, pareciam reduzir as formas mais brandas do câncer de próstata. Em contrapartida, os pacientes que fizeram uso contínuo destas medicações tiveram mais tumores ditos agressivos, ou seja, com maior chance de crescer e espalhar. Porém, analisando estes pacientes, apesar de terem tumores mais agressivos, eles não faleceram destes tumores. Em conclusão, não podemos indicar o uso destas medicações como preventivos para o câncer de próstata. Em relação a cirurgia, como a retirada da próstata pode trazer efeitos colaterais na capacidade de ereção e da continência (capacidade de evitar perdas urinárias principalmente aos esforços), não costuma-se indicar a cirurgia preventiva de retirada da próstata.

ABJ: Existem formas naturais para prevenção?

Bautzer: As dietas ricas em fibras, legumes, azeite e peixes (a chamada dieta do Mediterrâneo) parece ser a mais protetora nos estudos observacionais para câncer de próstata. Em contrapartida, dietas com excesso de proteínas animais, ricas em gorduras e pobre em fibras, parecem causar mais incidência de câncer de próstata.

ABJ: Quais são os efeitos da prevenção com medicamentos?

Bautzer: A prevenção com a finasterida, como explicado na questão 2, não é indicada de rotina. Se o paciente usar essas medicações, ele pode sentir alterações na libido e desejo sexual, além de algumas vezes comprometer a capacidade de ereção.

ABJ: O homem precisa esperar ter suspeita de câncer de mama para se prevenir?

Bautzer: Não é necessário aguardar uma idade certa para a prevenção. Dietas balanceadas aliadas ao exame periódico na idade correta devem ser sempre realizados, independentemente de sintomas.

ABJ Notícias:  Existem formas de prever os riscos de um câncer em um homem?

Bautzer: Homens com antecedente de primeiro grau tem chance maior de câncer de próstata. Se ele tiver apenas um parente, sua chance é 2 vezes maior. Se forem dois parentes, a chance passa a ser 6 vezes maior. Além disso, homens negros e obesos também apresentam uma chance maior.

ABJ:  Se um paciente foi aconselhado pelo seu médico a tomar medicamentos, existem razões para não tomar?

Bautzer: Se ele foi aconselhado a tomar medicações, não existem razões para não seguir a prescrição médica. Se o paciente confia na opinião desse médico, ele deverá seguir essa prescrição mesmo que traga efeitos colaterais, como redução de libido.

ABJ:  A alimentação juntamente com exercícios físicos podem ser um meio para prevenção?

Bautzer: Sim, principalmente se evitar o excesso de gorduras na dieta, bem como evitar a obesidade, que é considerada um fator de risco para câncer de próstata.

Doutor Carlos Bautzer é formado em medicina pela USP, especialista em urologia e membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia. Atualmente ocupa o cargo de médico assistente da disciplina de urologia da Faculdade de Medicina do ABC.

Link da imagem

https://goo.gl/Uu7htR

Foto cedida pelo entrevistado.

You may also read!

Fique atento ao Azul – Uma conversa sobre saúde masculina

O mês de novembro é marcado por uma campanha de conscientização chamada Novembro Azul, que destaca a importância da

Read More...

Acabou, e agora?

O período do fim de um relacionamento amoroso é uma das coisas mais impactantes na vida das pessoas, tanto

Read More...

O pseudodesenvolvimento gerado pelas monoculturas

Desde que o Brasil foi descoberto, a mata nativa diminui em virtude da agricultura Emanuely Miranda         Desde o período

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu